Fale Conosco Agora!

Entenda o impacto das cores na arquitetura

Sabia que as cores podem falar? Sim, as cores transmitem emoções e sentimentos.

Entender a importância das cores, e seu poder psicológico sobre as emoções é fundamental para escolhê-las com sucesso. 

A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e projetos arquitetônicos e daqueles que os habitam. 

Quando bem escolhidas, podem gerar bem-estar, elevar a autoestima e reduzir o stress. Isso porque as cores não são só elementos decorativos. 

As cores são sobretudo elementos arquitetônicos, com a mesma importância da escala, estrutura, vedação, materialidade e luz natural.

Impacto das cores na arquitetura e no design de interiores

Estudos comprovam que a cor tem um forte poder sobre as impressões e percepções das pessoas, podendo até mesmo alterar seu estado de espírito, em alguns casos.

Então podemos dizer que elas:

  • Podem exercer diversas sensações na criação de ambientes;
  • Possuem diversas funções e podem influenciar em nosso “estado de espírito” (emoções), pois criam diferentes atmosferas, alteram visualmente as proporções de um ambiente, aquecem ou esfriam, valorizam ou criam centros de interesse;
  • São um dos principais fatores na forma como nos relacionamos com nosso ambiente e o que ele nos transmite;
  • Estimulam nossos sentidos e podem encorajar o relaxamento, o trabalho, o divertimento ou o movimento.

As diferentes percepções da cor

A percepção tem a ver com a história, com a memória e com o aprendizado, e está relacionada com atributos culturais e de treinamento.

É por esta razão que os esquimós enxergam diferentes tonalidades de branco, e os índios brasileiros mais variações de verde do que normalmente se identifica.

Da mesma forma, quem lida muito com cor, como um artista gráfico, um designer ou um arquiteto, consegue discriminar muito mais matizes do que pessoas comuns.

Psicologia das cores na arquitetura e design de interiores

É importante ter em mente que estes conceitos variam muito, não só de pessoa para pessoa, mas também como dissemos acima, do aprendizado social e cultural de onde parte a análise, e das características pessoais de quem ocupará o espaço.

Por isso é essencial conhecer bem o perfil do cliente, e estar consciente do que se quer despertar no ambiente.

Se sabe que irá projetar uma cozinha para um cliente que vive em dieta, é mais assertivo indicar cores calmantes como azul ou turquesa do que vermelho, que irá estimulá-lo a ter mais fome.

Já um quarto de um adolescente, que costuma estar entediado e pouco proativo, o azul poderá deixá-lo ainda mais relaxado.

Dicas de cores na arquitetura para criar um ambiente harmonioso

  1. A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio; se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar tons neutros nas outras paredes;
  2. A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros;
  3. Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede, levando em conta a cor dos móveis e das cortinas;
  4. Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente – como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção – e evitar destacar paredes recortadas;
  5. Para ampliar ambientes pequenos a regra geral é usar cores claras e outras que “afastem”, como o azul e o verde;
  6. No teto, use uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, “diminuindo” o ambiente. Se o espaço for pequeno, sempre opte branco para “ampliar”;
  7. Para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto;
  8. Na cozinha, fuja da ditadura do branco. Lembre-se que cores quentes e estimulantes como vermelho, laranja e amarelo podem aumentar o apetite, então para quem tiver necessidade de algum tipo de dieta é recomendável cores mais calmas;
  9. O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela; a dica é pôr uma estante ou outra cor na parede.

Entendeu como o uso correto das cores pode fazer toda a diferença no seu projeto arquitetônico? 

Na Barros Vaz, temos imóveis que buscam trazer mais facilidade ao dia a dia dos moradores, compreendendo e valorizando a função de cada cômodo com os elementos certos, proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar.

Clique aqui, entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados por nós.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
MAIS LIDOS

CADASTRE-SE

Receba mais notícias no seu e-mail

    INFORMAÇÕES

    (62) 9 8161 3087

    Avenida T-09, 2.310, sala 1106 -A, ed. Inove
    Jardim América, Goiânia - GO, 74255-220
    CNPJ: 12.076.010/0001-90

    REDES SOCIAIS