Fale Conosco Agora!

Neuroarquitetura: como os ambientes impactam na qualidade de vida

A busca por uma melhor qualidade de vida nos fez descobrir como um ambiente físico pode impactar o nosso cérebro. A Neuroarquitetura é o estudo da neurociência aplicada à arquitetura. 

Hoje, sabemos que a forma com que os ambientes são construídos e organizados podem impactar o desenvolvimento e a interação do homem com o meio ambiente. 

Em tempos de pandemia, onde a necessidade de ficar em casa é ainda maior, esse estudo pode impactar significativamente na vida das pessoas. 

Por isso, a neuroarquitetura é um dos meios para melhorar a qualidade de vida da pessoa. Fatores como a iluminação natural, a ventilação, a acústica, e as cores utilizadas para decorar um espaço, se utilizados da maneira correta, trazem conforto e saúde. 

O uso da neuroarquitetura em projetos residenciais tem ganhado cada vez mais força. Mas, para entender como isso pode impactar na qualidade de vida da pessoa, é preciso entender o processo ideal. 

O primeiro passo para a aplicação da neuroarquitetura é entender a necessidade do cliente para que o arquiteto consiga criar um projeto capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vão habitar o local. 

O arquiteto deve contar com a ajuda de um profissional da saúde, que pode ser um psicólogo ou neurocientista. 

Um exemplo de como a neuroarquitetura pode ajudar na qualidade de vida da pessoa é a criação de um ambiente que isola a entrada de ruídos externos. Dessa forma, quem mora no local poderá ter a qualidade do sono melhorada. 

Além disso, a utilização de aromas e cores, bem como texturas, também podem alcançar os resultados esperados. 

O importante é entender a necessidade do cliente e personalizar o ambiente da forma ideal para que ele se sinta confortável. 

Agora, veja 4 ideias do que fazer em um projeto e quais são os impactos na vida das pessoas:

Usar elementos da natureza

Usar plantas, ilustrações de paisagens e madeira nos ambientes é uma forte tendência e uma das melhores formas de relaxar quem está no local. 

Organizar os ambientes

Pode parecer meio óbvio essa dica, mas é importante entender alguns detalhes. A gente sabe como um ambiente bagunçado pode tirar a nossa paz. 

Por isso, é importante organizar o ambiente para que tudo esteja no lugar. Isso vai trazer tranquilidade e, até mesmo, ajuda a controlar a ansiedade. 

Ar livre e luz solar

Ambientes que utilizam a luz solar e a circulação de ar livre podem estimular o relaxamento. 

Por isso, é importante criar um espaço que permita a entrada de luz solar e que contenha janelas grandes, permitindo a circulação do vento. 

Iluminação artificial

O fato de que a luz solar faz bem para o ambiente não anula a utilização de luz artificial. Um dos exemplos para a utilização de luz artificial é investir em luz amarela nos ambientes íntimos. 

As luzes ajudam a produção de melatonina, que pode melhorar a qualidade do sono. Já as luzes brancas podem ser usadas em áreas que precisam de foco e concentração, como cozinha e escritório. 

Os imóveis da Barros Vaz buscam trazer mais conforto ao dia a dia dos moradores, compreendendo a necessidade do cliente e proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar.

Entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados por nós.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
MAIS LIDOS

CADASTRE-SE

Receba mais notícias no seu e-mail

    INFORMAÇÕES

    (62) 9 8161 3087

    Avenida T-09, 2.310, sala 1106 -A, ed. Inove
    Jardim América, Goiânia - GO, 74255-220
    CNPJ: 12.076.010/0001-90

    REDES SOCIAIS