Fale Conosco Agora!

Arquitetura residencial: a tendência da vez é o jardim suspenso

Depois de séculos, os jardins suspensos ainda fazem parte da arquitetura e engenharia mundial.

Eles surgiram na década de 60, mas foi recentemente que essa técnica ganhou grande visibilidade, tanto em áreas externas como dentro das casas e, principalmente, em locais comerciais

Com diferentes versões, propósitos e funções, eles não fazem parte apenas de projetos de grandes palácios, mas podem ser vistos aplicados a outros tipos de construções, incluindo fachadas de residências e edifícios empresariais, interiores decorados, estruturas de equipamentos urbanos, e mais.

 

Vantagens dos jardins suspensos

  • Maior retenção da água da chuva, diminuindo a possibilidade de enchente nas cidades;
  • Embelezamento das construções;
  • Melhora da qualidade do ar e aumento da biodiversidade local;
  • Melhora do isolamento acústico das edificações;
  • E também a melhora do isolamento térmico, o que leva a melhor eficiência energética, reduzindo os níveis de consumo de luz elétrica – inclusive diminuindo a necessidade de refrigeração nos ambientes.

 

Um jardim suspenso, também conhecido como jardim vertical, pode ser incorporado a qualquer espaço que tenha condições adequadas para o desenvolvimento das plantas.

Nesse sentido, cabe ao arquiteto avaliar aspectos como, por exemplo, a qualidade do ar e da iluminação antes de fazer a escolha do local.

Além disso, vários sistemas podem ser adotados na construção de um jardim suspenso. Seja simples ou complexo, também é preciso preparar a superfície antes de entrar com as plantas. Um processo fundamental nessa fase inicial é a impermeabilização.

Outro fator que deve ser levado em consideração é a escolha das melhores plantas para jardim suspenso.

O ideal é que nessa etapa o arquiteto sempre faça parceria com um profissional da área de paisagismo, pois apenas um especialista conseguirá avaliar o local de instalação, a presença de ventilação e de luz natural, entre outros detalhes.

Gostou de saber um pouco mais sobre a presença dos jardins suspensos na arquitetura residencial contemporânea? Então que tal compartilhar esse conhecimento com mais pessoas?

Na Barros Vaz, temos imóveis que buscam trazer mais facilidade ao dia a dia dos moradores, compreendendo e valorizando a função de cada cômodo com os elementos certos, proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar.

Entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados pela Barros Vaz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
MAIS LIDOS

CADASTRE-SE

Receba mais notícias no seu e-mail

    INFORMAÇÕES

    (62) 9 8161 3087

    Avenida T-09, 2.310, sala 1106 -A, ed. Inove
    Jardim América, Goiânia - GO, 74255-220
    CNPJ: 12.076.010/0001-90

    REDES SOCIAIS