Fale Conosco Agora!

O que significa projetar uma construção ecoeficiente?

O tema sustentabilidade está em alta já há algum tempo, sendo tópico de pesquisa para os mais variados setores, tanto da indústria quanto do comércio em geral.

Consequentemente, o segmento da construção civil não ficou de fora e o uso de técnicas, materiais e projetos ecoeficientes se tornaram cada vez mais frequentes. 

Para muitos, somente o uso de materiais sustentáveis já representa um grande passo na corrida por um relacionamento melhor com o meio ambiente.

Contudo,  existem técnicas que podem ser aplicadas desde a elaboração do projeto de construção que fazem uma grande diferença no resultado final em vários aspectos ligados à sustentabilidade

Vamos falar um pouco sobre como projetar uma construção ecoeficiente nos tópicos abaixo.

Continue lendo e saiba um pouco mais sobre o assunto!

O que é uma construção ecoeficiente?

Nesse tipo de construção, é preciso atender as necessidades dos consumidores e garantir uma boa qualidade de vida, prezando pelo meio ambiente. 

Assim, cria-se uma edificação, ao mesmo tempo, sustentável e eficiente.

Uma construção ecoeficiente precisa incorporar aspectos como:

1- Reduzir a quantidade de lixo gerado na construção;

2- Usar a iluminação e a ventilação natural;

3- Gastar pouca energia.

Além disso, é importante aplicar, na medida do possível, materiais que sejam renováveis e impactem positivamente no conforto da edificação. É necessário, também, criar alternativas de diminuir o consumo de água.

De maneira geral, uma construção ecoeficiente é mais produtiva e tem melhor qualidade em questões termoacústicas e de eficiência energética, utilizando menos recursos e com baixo desperdício de materiais.

Como projetar uma construção ecoeficiente? 

Uma construção ecoeficiente contempla todas as etapas da edificação. A principal delas é o projeto, pois é nele que todos os aspectos da construção ecoeficiente tem de ser pensados e detalhados.

Isto é, quanto mais atenção é dada a isto no projeto, mais eficiente e sustentável a edificação será durante a execução e quando estiver pronta.

É importante começar analisando questões como a posição e a região onde o terreno da obra se encontra. Por isso, é necessário saber, por exemplo, os locais de maior incidência do sol durante o dia e os lados do terreno que mais pegam vento.

Além disso, os responsáveis pelo projeto também devem conhecer os melhores sistemas para implementar na região da obra. Isso porque, em um local com chuvas regulares, por exemplo, pode ser viável um sistema de captação e reaproveitamento de água da chuva.

É na etapa do projeto que se realiza a decisão de quais materiais renováveis serão usados e de quais processos serão adotados para que a obra tenha eficiência energética e produza a menor quantidade de resíduos possível.

Gostou de saber um pouco mais sobre a presença dos jardins suspensos na arquitetura residencial contemporânea? Então que tal compartilhar esse conhecimento com mais pessoas?

Na Barros Vaz, temos imóveis que buscam trazer mais facilidade ao dia a dia dos moradores, compreendendo e valorizando a função de cada cômodo com os elementos certos, proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar.

Entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados pela Barros Vaz. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE

Receba mais notícias no seu e-mail

    INFORMAÇÕES

    (62) 9 8161 3087

    Avenida T-09, 2.310, sala 1106 -A, ed. Inove
    Jardim América, Goiânia - GO, 74255-220
    CNPJ: 12.076.010/0001-90

    REDES SOCIAIS