Fale Conosco Agora!

Madeira desponta como futuro para a arquitetura e a construção civil

A busca por sustentabilidade e redução de impactos no meio ambiente na construção civil é crucial para o desenvolvimento saudável do planeta. Nesse contexto, a madeira tem ganhado cada vez mais destaque. 

Se utilizada de maneira adequada, ela pode reduzir o tempo de construção, promove diminuição do tempo e de resíduos no canteiro de obra e oferece um visual lindo para as estruturas que ela compõe. 

Além disso, a madeira é mais leve e de fácil manuseio, a madeira ajuda na na gestão e conservação das florestas brasileiras e é uma ferramenta de combate aos prejuízos causados pelas mudanças climáticas, já que a madeira pode armazenar o carbono que é lançado na atmosfera. 

Um dos destaques para o futuro da arquitetura é a madeira engenheirada. Trata-se de um material muito resistente e de muita tecnologia embarcada. 

Vários países, como Inglaterra, Canadá, Alemanha, Austrália e Estados Unidos, já utilizam a madeira engenheirada em seus projetos, mostrando que o material é uma tendência que veio para ficar. 

Vale destacar que essa madeira é um material limpo e renovável, muito versátil e que ajuda a retirar o gás carbônico da atmosfera. 

No Brasil, vários escritórios de arquitetura já começam a projetar edifícios que utilizam a madeira engenheirada. Em São Paulo, por exemplo, já existe um prédio que usa esse material. Além disso, Curitiba também já conta com vários planos para usar essa madeira. 

O uso da madeira pode preservar florestas

Parece contraditório dizer que usar mais madeira pode ajudar a preservar as florestas, ainda mais quando sabemos dos altos índices de desmatamento no país. 

No entanto,  é possível chegar a uma solução utilizando a cultura do manejo. No Canadá, por exemplo, existe uma reserva na floresta própria para uso na construção civil. 

Com a aplicação de regras para uso sustentável, observou-se que houve um aumento no volume de floresta, já que para cada árvore retirada, duas ou mais eram plantadas em seu lugar. 

A madeira pode ser usada para fazer qualquer coisa

A partir do momento que se entende o que a pessoa precisa, é possível usar a madeira para a criação de estruturas, móveis e outras formas, que agregam valor. 

A madeira que é usada em armações de concreto, por exemplo, não tem reutilização e acaba no lixo. Por isso, muitos arquitetos e engenheiros defendem que usar a madeira apenas como um acessório na construção é um grande desperdício e prejudica o meio ambiente. 

É preciso pensar em soluções para aproveitar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. 

Os imóveis da Barros Vaz buscam trazer mais conforto ao dia a dia dos moradores, compreendendo a necessidade do cliente e proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar, tudo isso com sustentabilidade e respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente.

Entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados por nós.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
MAIS LIDOS

CADASTRE-SE

Receba mais notícias no seu e-mail

    INFORMAÇÕES

    (62) 9 8161 3087

    Avenida T-09, 2.310, sala 1106 -A, ed. Inove
    Jardim América, Goiânia - GO, 74255-220
    CNPJ: 12.076.010/0001-90

    REDES SOCIAIS