Fale Conosco Agora!

Eficiência energética em condomínios: como reduzir custos

Hoje em dia dependemos da energia elétrica para quase tudo. Até os carros estão se tornando elétricos, visando a redução de emissão de poluentes. Mas, não podemos negar que, com o passar do tempo, a conta de energia tem ficado mais cara e o melhor caminho para pagar menos é com eficiência energética

O termo “eficiência energética” ganhou muita força nos últimos anos e tem sido um grande aliado para os empreendimentos aumentarem o fluxo de caixa, já que os vilões do consumo de energia estão sendo substituídos. 

Eficiência energética nada mais é do que entregar a mesma quantidade de benefícios gastando a menor quantidade de energia possível. 

Quem pensa no futuro se preocupa com o meio ambiente e a eficiência energética é uma peça chave para os empreendimentos modernos. 

Em condomínios, por exemplo, existem diversas ações que podem ser tomadas para economizar e evitar desperdícios. Veja alguns exemplos de medidas que podem ser adotadas para evitar o desperdício de energia elétrica: 

Iluminação

Um dos maiores exemplos de eficiência energética são as lâmpadas de LED.

Você deve se lembrar das lâmpadas incandescentes, que eram fortes porém gastava muito. Hoje, ter uma lâmpada de LED significa reduzir em 90% o consumo de energia, quando comparada com as incandescentes, sendo que a iluminação é equivalente. 

Além disso, os elementos arquitetônicos que podem contribuir para um melhor resultado no consumo de energia e os principais são:

  • Cobertura: a transferência de calor do Sol para o interior dos cômodos pode variar de acordo com o material utilizado, quanto maior for essa transferência, maior a demanda por refrigeração. 
  • Portas e Janelas: controlando a penetração de luz e a circulação de ar, estes elementos podem reduzir a temperatura amenizando o calor do ambiente. 

Energia solar

A instalação de placas solares nos condomínios é um fator positivo para a eficiência energética. 

Se o empreendimento investe apenas no que é necessário para consumo, não haverá desperdício de dinheiro e energia. 

Utilização de sensores em garagens, halls e corredores

Em garagens e corredores, que em alguns casos podem ser escuros, é preciso utilizar lâmpadas potentes, capazes de iluminar uma grande área. Mas, quanto maior a potência, maior o consumo. Então, como resolver? 

Com sensores de presença. Eles vão acender a luz automaticamente apenas quando houver movimento no local.

Quando são instalados em locais estratégicos, os sensores se tornam bastante úteis e não demandam o uso constante de energia elétrica. 

Optar por sistemas de automação

As automações residenciais resultam em otimização do consumo de energia. 

Isso acontece porque os sistemas de diversos dispositivos se comunicam e trazem dados precisos e possibilitam o controle de forma remota. 

Um projeto de eficiência energética, além de se pagar no longo prazo, promove a valorização do condomínio e contribui para o uso racional dos recursos naturais

Os imóveis da Barros Vaz buscam trazer mais conforto ao dia a dia dos moradores, compreendendo a necessidade do cliente e proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar, tudo isso com sustentabilidade e respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente.

Entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados por nós.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

CADASTRE-SE

Receba mais notícias no seu e-mail

    INFORMAÇÕES

    (62) 9 8161 3087

    Avenida T-09, 2.310, sala 1106 -A, ed. Inove
    Jardim América, Goiânia - GO, 74255-220
    CNPJ: 12.076.010/0001-90

    REDES SOCIAIS