Fale Conosco Agora!

Energias renováveis: como gerar e os benefícios para o condomínio

Nos últimos anos, as sociedades voltaram os olhos para as Energias Renováveis em busca dos seus benefícios a médio e longo prazo. São aquelas fontes de energia que se renovam e que são consideradas inesgotáveis. 

E essa é a principal diferença, comparado com as energias não renováveis: a velocidade de reposição é maior do que a velocidade de consumo. 

Os condomínios residenciais têm apostado nesse tipo de energia, com o objetivo de economizar na conta de luz e ajudar o meio ambiente. 

As duas principais fontes de energias renováveis no país atualmente são: energia solar e energia eólica. Mas, dessas duas opções, a que está presente em imóveis de alto padrão é a energia solar. 

Como funciona a energia solar?

As placas solares passam o dia captando a luz do sol e gerando energia, que será enviada para o inversor. 

O inversor, por sua vez, injeta essa energia no quadro de força do imóvel. Dessa forma, os equipamentos elétricos vão consumir essa energia gerada pela luz solar e não a corrente elétrica da rede pública. 

Se algum equipamento precisa de mais energia, aí sim a corrente elétrica pública será utilizada, passando pelo relógio e sendo registrada como consumo. 

Agora, se o gerador de energia solar gerar muita potência e ela “sobrar”, a corrente elétrica será injetada na rede pública. No fim do mês, a distribuidora de energia vai calcular o que foi consumido e o que foi injetado e, se houver crédito, ele será abatido da conta de luz. 

Vale lembrar que à noite, como o gerador de energia solar não está produzindo, toda a energia consumida vem da rede pública. 

As vantagens da energia solar em condomínios

As principais vantagens de utilizar a energia solar são a preservação do meio ambiente e a economia na conta de energia. 

Energia solar é uma fonte renovável, de fácil implantação, tanto no projeto quanto na adaptação de um imóvel já construído e é mais barata. Quando o projeto de energia solar é bem executado, a manutenção é mínima. 

Em condomínios, é instalado um grande sistema central que abastece todas as unidades e não um sistema para cada. 

O outro ponto positivo a se destacar é que o custo-benefício da tecnologia compensa porque o sistema tem vida útil longa – de aproximadamente 25 anos.

Tudo isso significa mais economia na conta de luz e mais conforto para os moradores. 

É importante destacar também que essa tecnologia se adapta bem em qualquer empreendimento. Os mais novos já estão sendo idealizados com ela, enquanto os mais antigos precisam passar por um estudo, mas que também podem conseguir abrigar as placas.

Os imóveis da Barros Vaz buscam trazer mais conforto ao dia a dia dos moradores, compreendendo a necessidade do cliente e proporcionando aconchego, harmonia e bem-estar, tudo isso com sustentabilidade e respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente.

Entre em contato conosco e agende uma visita em um dos empreendimentos administrados por nós.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
MAIS LIDOS

CADASTRE-SE

Receba mais notícias no seu e-mail

    INFORMAÇÕES

    (62) 9 8161 3087

    Avenida T-09, 2.310, sala 1106 -A, ed. Inove
    Jardim América, Goiânia - GO, 74255-220
    CNPJ: 12.076.010/0001-90

    REDES SOCIAIS